Parece óbvio que todas as organizações entendam a importância de se cumprir regras e legislações. Mas por que, então, as páginas policiais estão repletas de casos de fraudes, desvios de conduta, roubos e atitudes antiéticas nas empresas?

Vamos aqui falar somente de empresas dirigidas por profissionais sérios e honestos.

A dificuldade está em garantir que todos os colaboradores conheçam e pratiquem os valores e regras definidas pela empresa. Seria inocência pensar que basta distribuir quadros com a descrição dos “valores” e que tudo estaria resolvido.

Uma alternativa é a implementação e manutenção de um Sistema de Gestão de Compliance em conformidade com as diretrizes previstas na ISO 19.600:2014, seja para empresas já certificadas em sistema como a ISO 9001:2015 ou não.

Comply é uma palavra inglesa que significa “agir em sintonia com as regras”. Ou seja, cumprir com as normas internas, legislações e qualquer outro tipo de diretrizes internas e regulamentações.

É a ação que trabalha na garantia de que as organizações estejam cumprindo à risca tudo o que lhe for pertinente. Isso inclui questões financeiras, ambientais, fiscais, trabalhistas, jurídicas, éticas, etc.

Implementar um SGC (Sistema de Gestão de Compliance) eficaz permite que a organização demonstre seu comprometimento com o cumprimento das leis pertinentes, bem como as normas de governança corporativa, boas práticas, ética e expectativas da comunidade. Mesmo tendo sua independência, o ideal é que a Gestão de Compliance seja integrada a processos de gestão financeira, de risco, da qualidade, dentre outros.

Muitas vezes só damos conta de uma necessidade quando algo negativo acontece. Negligenciar ações de compliance é aumentar, e muito, o risco de ser surpreendido por ações extremamente impactantes ao nosso negócio. Por exemplo: desvios éticos operados por colaboradores ou ações trabalhistas e criminais por conta de não se fazer sistematicamente o que deve ser feito.

Infelizmente não é possível garantir que o processo de seleção e contratação escolha somente pessoas disciplinadas e honestas, e por isso é importante criar, manter e melhorar um sistema que elimine ou mitigue ao máximo os riscos envolvidos. Lembre-se, anos de construção de uma marca e consolidação de uma empresa estão em jogo!

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Luciano Zorzal é palestrante, consultor, diretor de expansão da Zorzal Franquias, auditor líder ISO 9001:2015 da FCAV USP e sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados, empresa no mercado desde 2005 com atuação nacional na área de gestão empresarial e da qualidade, já certificada em conformidade com a ISO 9001:2015 em janeiro de 2016.