Décadas atrás era impossível imaginar que micro e pequenas empresas teriam à sua disposição recursos similares, guardada as devidas proporções, às das grandes empresas. Por exemplo: hoje com pequeno custo mensal é possível uma microempresa contratar softwares de gestão financeira ou CRM com recursos até além de suas necessidades.

Na direção de viabilizar soluções para micro e pequenas empresas vem surgindo no mercado alternativas interessantes relacionadas a aquisição de bens e serviços na modalidade “fatiada” em que uma empresa compra estritamente o que irá usar. É assim com hotéis que já comercializam hospedagem de 3 ou 6 horas por exemplo para hóspedes que só precisam passar algumas horas do dia ou da noite. Outro exemplo já bem difundido são as academias em que microempresários podem dar esse benefício aos seus funcionários pagando apenas por hora utilizada.



 

Seguindo a tendência da economia fatiada, empresas focadas no mercado B2B (business to business) estão encontrando alternativas para viabilizar seus serviços as microempresas. Escritórios de advocacia, contabilidade e consultorias são bons exemplos do que já temos disponível no Brasil.

O grande desafio é que muitos microempresários nem tentam solicitar serviços especializados por entenderem que não terão como pagar. Essa lógica é quebrada quando pensamos em economia fatiada. Faça um teste. Sugiro que entre em contato com as empresas prestadoras de serviço e apresente suas necessidades específicas. Explicite claramente o que necessita e peça uma proposta que possa solucionar sua necessidade. Para otimizar o tempo de todos, apresente logo sua previsão orçamentária para aquele serviço. Assim será mais rápido chegar a um acordo.

Lembre-se que a empresa a ser contratada tem interesse em fazer de tudo para chegar um acordo, afinal ela quer e precisa vender. Só um alerta. Não são poucas as empresas que tem produtos e serviços direcionados para microempresas. Analise o website e material informativo da empresa e veja se ela tem algo relacionado. Caso afirmativo, vá em frente. Aproveite as oportunidades e destaque-se da concorrência.
A Zorzal também se estruturou para atender com alto nível de satisfação micro e pequenas empresas. Nossos produtos e serviços podem ser customizados de acordo com sua necessidade. Por exemplo, ao invés de modificarmos e melhorarmos todos os processos de sua empresa, é possível escolher os mais críticos ou até mesmo aquele mais específico que necessita de melhorias.

Luciano Zorzal é palestrante, consultor, diretor de expansão da Zorzal Franquias, auditor líder ISO 9001:2015 da FCAV USP e sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados, empresa no mercado desde 2005 com atuação nacional na área de gestão empresarial e da qualidade, já certificada em conformidade com a ISO 9001:2015 em janeiro de 2016.