Muitas pessoas acreditam que basta ter recursos financeiros, uma estratégia, conhecer do próprio produto ou serviço e ter pessoas capacitadas e motivadas, que o sucesso de uma empresa está garantido. É verdade que esses são elementos, entre outros, essenciais. Mas sem um modelo de gestão eficaz e implementado fica muito mais difícil atingir os objetivos propostos.

Em momentos difíceis, com alto grau de incerteza no ambiente externo, é preciso que as organizações mantenham estabilidade interna para conseguir inovar sem comprometer aquilo que está dando certo. Não é raro comentários como: “é preciso mudar tudo”. Inovar é fundamental, mas os empresários não podem abrir mão de valores que fundamentam sua gestão, bem como de um modelo de gestão forte, consolidado, eficaz e adaptável a mudanças.

Por isso, os gestores devem entender como as incertezas e variáveis estão afetando o seu negócio. A partir dessa análise, devem identificar o que precisa ser adaptado e melhorado no modelo de gestão. Por meio dele será mais fácil atingir os objetivos propostos. Cabe ressaltar, que o modelo deve ser melhorado dia a dia, como resposta as mudanças impostas pelo mercado, no sentido mais amplo da palavra. Se a gestão não está estruturada com base em um bom modelo, o desafio será ainda maior.

Existem vários modelos a serem utilizados como referência, como por exemplo a ISO 9001.


A nova versão da norma ISO 9001, recém publicada em setembro de 2015, é um modelo perfeitamente adaptável a qualquer tipo e porte de organização uma vez que não define um mesmo padrão a ser seguido, mas sim uma estrutura de modelo focado em ajudar as organizações a atingirem seus objetivos por meio do atendimento a requisitos e aumento da satisfação de clientes. A inclusão do conceito de “mentalidade de risco” na nova versão da norma, traz aos gestores uma maneira diferente de abordar os desafios que se apresentam.

Finalizo destacando que cabe às lideranças das organizações a defesa da estabilidade interna e valorização do seu modelo de gestão, ao mesmo tempo em que incentivem todos a realizarem as melhorias necessárias para vencerem as demandas adversas provenientes das mudanças cada vez mais rápidas e impactantes, dos cenários externos.

Ficou interessado em saber mais sobre modelos de gestão? A Zorzal oferece consultoria para a implementação e manutenção de diversos tipos de modelos, como por exemplo, a própria ISO 9001:2015 e o MEG - Modelo de Excelência da Gestão.

Luciano Zorzal é palestrante, consultor, diretor de expansão da Zorzal Franquias, auditor líder ISO 9001:2015 da FCAV USP e sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados, empresa no mercado desde 2005 com atuação nacional na área de gestão empresarial e da qualidade, já certificada em conformidade com a ISO 9001:2015 em janeiro de 2016.