Atualmente, trabalhar a gestão estratégica nas empresas é um dos grandes desafios dos empresários em todas as organizações. O ambiente de negócios está cada vez mais imprevisível, competitivo e volátil, reforçando a importância de um planejamento estratégico consistente, alinhado aos propósitos da empresa e monitorado continuamente.

Você sabe aonde a sua empresa quer chegar? Você já pensou nisso? Toda empresa precisa ter um direcionamento estratégico. A partir dessas diretrizes, é importante traçar objetivos e ações para o alcance das metas.

O planejamento estratégico é o primeiro passo para um direcionamento para a organização. Ele é uma técnica a que analisa o ambiente de uma organização, fortalecendo o conhecimento sobre os seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças do ambiente externo. Com tal conhecimento, é possível traçar objetivos, ações e metas a serem seguidas para o cumprimento da missão e alcance da visão da empresa. Isso faz com que a organização possa aproveitar melhor as oportunidades que surgem e blindar-se dos riscos e ameaças do ambiente externo para que tenha sustentabilidade.

O planejamento estratégico deve englobar, dentre outros conceitos, decisões sobre o futuro da organização, tais como:

  1. Objetivos organizacionais a longo prazo e seu desdobramento em objetivos departamentais detalhados;
  2. As atividades escolhidas, isto é, os produtos (bens ou serviços) que a organização pretende produzir e realizar;
  3. O mercado visado pela organização, ou seja, os consumidores ou clientes que ela pretende abranger com seus produtos e serviços;
  4. Os lucros esperados para cada uma de suas atividades;
  5. Alternativas estratégicas quanto às suas atividades (manter o produto atual, maior penetração no mercado atual, desenvolver novos mercados);
  6. Novos investimentos em recursos (materiais, financeiros, máquinas e equipamentos, recursos humanos, tecnologia etc.) para inovação (mudanças) ou para crescimento (expansão).

  

Outro fator fundamental para o sucesso da estratégia na empresa é que ela seja entendida e alinhada em todos os níveis. Com isso, será mais fácil o comprometimento de todos e o alcance das metas.

De acordo com Kaplan & Norton, 2000, existem 05 princípios da organização orientada para a estratégia. São eles:

  1. Traduzir a estratégia em termos operacionais;
  2. Alinhar a organização à estratégia;
  3. Transformar a estratégia em tarefa de todos;
  4. Converter a estratégia em processo contínuo;
  5. Mobilizar para a mudança por meio da liderança executiva.

Portanto, o planejamento estratégico trará maior conhecimento para a empresa para que ela possa traçar estratégias para aproveitar o que tem de melhor e corrigir o que tem de fraqueza. Além disso, dará uma direção única na organização, propiciando maiores chances de sucesso.

“Nunca tome uma decisão por ser a mais fácil, a mais barata ou a mais agradável. Tome uma decisão por ser a mais correta”(Theodore Hesburgh)"


Patrícia Goulart Turbay é sócia e responsável técnica pelos projetos do setor de saúde da Zorzal Consultores & Auditores Associados, empresa com onze anos de atuação nacional na área de gestão empresarial e da qualidade, já certificada em conformidade com a ISO 9001:2015 em janeiro de 2016. Turbay também é Avaliadora Líder na Fundação Vanzolini, instituição acreditadora credenciada pela Organização Nacional de Acreditação – entidade não governamental que objetiva promover avaliação constante e aprimoramento contínuo nos serviços de saúde, melhorando a qualidade e a segurança da assistência no Brasil.