“Não temos tempo”. Talvez uma das frases mais ouvidas, nos dias de hoje, em nossa sociedade. Estamos sempre correndo, executando. Afinal “atitude” é a palavra. Mas, paramos para pensar para onde estamos indo? Analisamos, pensamos e escolhemos nossos objetivos? Refletimos o suficiente para onde conduzir nossa carreira, e como faremos?

Para decisões acertadas, é fundamental que tenhamos uma leitura correta do mundo à nossa volta e, principalmente, de nós mesmos, pois no mercado não há lugar para profissionais medianos. É preciso ousar, mas na direção correta. É preciso ter conteúdo, o que só é possível como muita dedicação, e para isso é preciso amar o que se faz.

As coisas vão acontecendo em nossas vidas e, muitas vezes, não paramos para pensar sobre o que decidimos. Isso, talvez porque temos a falsa sensação de que, agindo assim, não nos sentiremos responsáveis caso algo dê errado. Quando pensamos, analisamos, o peso fica maior, a responsabilidade aumenta. Afinal, foi uma escolha e, portanto, existe uma relação direta de responsabilidade.

As decisões serão tomadas por nós, ou pelos outros. Depende de nós assumirmos o risco de decidir.

Experimente separar um tempo, ainda que pouco, para refletir sobre sua carreira. Muitos investem anos em uma faculdade, sem talvez, ter pensado pelo menos algumas horas, se é aquilo mesmo que queriam.

A boa notícia é que ainda há tempo. Mas como? Alguém pode pensar. É uma questão de referencial. Estamos falando do tempo que teremos para viver e não do que já vivemos. Ou seja, não interessa quando nascemos, e sim quando concluiremos nossa missão aqui na terra, o que felizmente, não sabemos. Portanto há tempo!

Imaginemos por exemplo, um profissional de 40 anos. Insatisfeito com suas atividades e seus resultados, decidiu mudar o rumo de sua carreira. Fez um novo curso superior, decisão acertada e madura. Estudou cinco anos, trabalhou motivado, graças à qualidade de sua escolha, por mais 24 anos, e ainda não tem 70 anos. Com a dinâmica do mercado de trabalho e o aumento da expectativa de vida, prepare-se! É provável que, quando você opte por concluir sua carreira, o faça em nova profissão.

Não importa sua idade, parabéns! Bem-vindo ao mercado de trabalho!

_______________________________________________________________

Luciano Zorzal