Quantos de nós, se questionados, se merecemos ser promovidos na empresa, responderemos com segurança: EU MEREÇO!

Essa deveria sim, ser a resposta de todos nós. Simplesmente pelo fato, de que, devemos estar sempre nos desenvolvendo e buscando a melhoria contínua em todas as dimensões de nosso ser, inclusive profissionalmente.

Se você tem dúvidas de que você é o melhor candidato para uma promoção, é bom se preocupar, pois isso é um sinal de que talvez, você esteja no que muitos chamam de “zona de conforto”. Independente da possibilidade ou não, de surgir uma vaga em um cargo mais elevado, todos devem estar preparados. Pois quando ela surgir, e é difícil saber quando, não haverá mais tempo para se preparar.

O curioso, é que muitos reclamam, quando a empresa contrata profissionais de fora, sem dar oportunidade aos atuais funcionários de crescerem.

Pensando de forma racional, os atuais funcionários das empresas deveriam ser a primeira opção para contratação, mas muitas vezes não são, pois muitos estão desmotivados, desatualizados e adotam posturas negativas. Em contra partida, aqueles que estão à margem do mercado de trabalho, estão participando de cursos, buscando experiências, estão dispostos a trabalhar muito por uma oportunidade.

Pense na sua empresa e analise: você conhece pessoas na sua empresa que se estivessem desempregadas e quisessem entrar na empresa que hoje trabalham, talvez nem chegassem à etapa de entrevistas? Talvez isso ocorra, pois até as pessoas que ocupam cargos de liderança estão acomodadas.

Experimente perguntar ao seu gerente ou líder, se houvesse uma oportunidade de um cargo melhor na empresa, você seria o promovido? E, caso a resposta seja não, pergunte o que precisa fazer para merecer. Mas lembre-se: antes de perguntar, esteja disposto a mudar!

_______________________________________________________________

Luciano Zorzal