A escassez de jovens líderes

A escassez de jovens líderes

É dolorosamente comum testemunhar quantas empresas têm planos frustrados por não dispor de novas lideranças. A falta de renovação e o preocupante despreparo dos jovens executivos para liderar, causam um tipo de leilão no mercado, onde o salário determina a lealdade dos bons executivos, e a preocupação com o engajamento das equipes fica em segundo plano.

O grande problema, é que sem a lealdade e o engajamento, os projetos podem correr sério risco nas mãos de quem não se importa. Há uma grande diferença entre o profissional de carreira, que busca reduzir o risco de ter uma baixa avaliação, e daquele que tem um propósito em contribuir com suas crenças, valores, conhecimento e exemplo pessoal. Esse último é capaz de engajar sua equipe e conduzi-la à transformação em termos de comportamento e prioridades.

A tecnologia e o estilo de conexão com o mundo, fez com que a nova geração de gestores tendesse a ser mais desapegada e menos atenta ao longo prazo, concentrando-se em suas experiências pessoais e oportunidades de aprendizado e ganhos imediatos.

O grande desafio, é que líderes genuínos investem seu tempo pensando em fazer as pessoas tornarem-se mais interessadas em contribuição, na busca por rentabilidade, por crescimento sustentado, por responsabilizarem-se e por engajarem suas próprias equipes.

A princípio, lidar com o próprio estresse para interagir positivamente com o mundo e as pessoas, compreender a importância de ter tempo livre para exercer a liderança e pensar a empresa, o compromisso inabalável em construir confiança e motivação, e o foco em obter resultados através da equipe, abrindo espaço para o surgimento de lideranças internas, sendo o mentor que esses jovens líderes precisam, e investindo na formação deles. Afinal, fazer qualquer negócio dar certo depende de ter gente de qualidade trabalhando com você, e isso custa tempo, dinheiro, e, mais caro que tudo, a sua própria atitude em praticar liderança de verdade.

 

Escrito por  Guilherme Amaral

Fonte: https://www.carnegietraining.com.br/post/32/a-escassez-de-jovens-lideres

Leave a Reply