Cultivar atitudes e comportamentos fortes para ajudar as organizações a prosperar no local de trabalho de hoje

Resiliência pode ser definida como a capacidade de um indivíduo de se recuperar de experiências adversas, negatividade ou desafios. Representa uma forte capacidade de enfrentar, recuperar e aprender com essas adversidades.

Funcionários resilientes se adaptam e prosperam diante de novas condições e problemas para que possam continuar a agregar valor. Então, como podemos ajudar a cultivar atitudes e comportamentos para lidar com as adversidades e prosperar no local de trabalho de hoje?

5 atitudes importantes para os líderes organizacionais cultivarem

Aqui estão cinco iniciativas importantes que os líderes organizacionais devem ter em mente:

 

 

  • Comece com positividade

 

Lidar com a adversidade e aprender com ela é fundamental para desenvolver a resiliência. Tudo começa com a percepção, e uma atitude positiva pode fazer muita diferença. Em vez de ver a adversidade como um obstáculo, as pessoas que veem essas condições como desafios podem ver mais prontamente as oportunidades de crescimento.

Em muitos casos, a positividade também pode levar a uma melhor tomada de decisão, resolução de problemas e flexibilidade, e ajudar as pessoas a pensar de forma mais inovadora e criativa. Mais importante ainda, pode fomentar um maior senso de autoconfiança, permitindo que as pessoas confiem em suas habilidades e aptidões. Essas atitudes fundamentais de resiliência podem ser fortalecidas e apoiadas nos funcionários para criar um ambiente mais saudável para enfrentar e aprender com as adversidades.

 

  • Coloque a comunicação da equipe em primeiro plano

 

A resiliência, especialmente no nível da equipe, exige conectividade e comunicação forte. Muitos líderes enfrentaram desafios com a mudança repentina de funcionários que trabalham remotamente. Seja a comunicação presencial ou remota, o ponto forte está na inteligência social da equipe. Descreve a capacidade das pessoas de administrar com eficácia contextos sociais desafiadores, compreender as preocupações, sentimentos e estados emocionais dos outros, bem como escolher as palavras certas para construir e manter relacionamentos positivos.

Equipes com alta inteligência social criam ambientes de apoio, que são essenciais para fomentar uma equipe resiliente. Quando relacionamentos de confiança no local de trabalho são a norma, as pessoas se sentem mais conectadas e tendem a confiar umas nas outras para concluir tarefas. Sem mencionar que esse tipo de relacionamento também cria emoções positivas. Os líderes devem se esforçar para ser um recurso disponível para sua equipe, estabelecer modos claros de comunicação (seja pessoalmente ou remotamente) e expressar seu sincero apreço pelo trabalho árduo da equipe.

 

  • Ofereça incentivos que vão além do salário

 

Os funcionários precisam (e devem ter) mais do que apenas uma participação financeira na organização se você quiser que eles permaneçam nela por um longo tempo. Criar um senso de propósito além de um contracheque, especialmente no ambiente atual, fornece orientação e significado. Sem um forte senso de propósito, a capacidade de uma pessoa de prosperar em tempos de adversidade pode ser seriamente prejudicada. Cada organização existe por uma razão, e cabe a seus líderes pintar o quadro geral, oferecendo um propósito maior que seus funcionários possam apoiar.

 

  • Cultive uma cultura de aprendizagem

 

Criar uma cultura forte na qual seus funcionários tenham espaço para crescer e aprender é outro componente essencial no apoio à resiliência. Naturalmente, a necessidade de ajustar estratégias, encontrar e implementar rapidamente novas soluções e enfrentar os desafios inesperados que surgem em tempos de adversidade oferecem valiosas oportunidades de aprendizagem. Além disso, existem muitas outras maneiras de apoiar um ambiente de aprendizagem positivo. Você pode facilitar brainstorms onde os funcionários podem expressar um fluxo livre de ideias ou apresentar mais oportunidades de treinamento e desenvolvimento, como webinars ou um seminário de equipe hospedado em uma videoconferência online.

 

  • Manter o equilíbrio entre trabalho e vida doméstica

 

Como esses tempos podem certamente ser estressantes para todos, outro componente necessário para ajudar seus funcionários a prosperar e permanecer resilientes é o equilíbrio. Uma opção, se for viável para sua equipe, é reduzir as demandas de trabalho. Muitos funcionários estão lutando contra o aumento da carga de trabalho, já que as organizações foram forçadas a cortar repentinamente o quadro de funcionários após a pandemia. Reduzir tarefas e capacitar sua equipe para delegá-las requer uma estratégia clara e uma priorização disciplinada. Com uma equipe resiliente e um ambiente de confiança, no entanto, isso pode ser realizado.

Os benefícios da resiliência vêm da construção dos recursos pessoais das pessoas: atitudes positivas, confiança e sentimento de conexão, valor e empoderamento. Criar uma força de trabalho resiliente é uma das melhores maneiras pelas quais os líderes podem ajudar seus funcionários e a organização em geral a lidar e aprender com as adversidades – e continuar com essas atitudes e comportamentos quando a crise passar.

 

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Escrito por Joe Hart

Fonte: https://www.dalecarnegie.com/blog/cultivating-strong-attitudes-in-new-normal/

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