Gestão de Processos

gestão de processos

O que é gestão de processos?

 

A gestão de processos é um método de gerenciamento de atividades baseado em uma visão sistêmica do empreendimento e que pode ser aplicado em vários contextos.

Ela realiza o alinhamento dos fluxos de trabalho com os objetivos estratégicos da empresa, integrando um grande número de procedimentos realizados em diversos departamentos, ou seja, integra as inúmeras partes do todo, levando em conta as relações entre elas.

Tem como objetivo analisar, padronizar e melhorar as operações, garantindo que todos os colaboradores participem ativamente dos processos e estejam comprometidos com a qualidade e a eficiência.

 

Por que é tão importante?

 

A gestão de processos é fundamental para qualquer empresa, independentemente do segmento em que atua ou do seu porte. Isso porque, sem ela, é praticamente impossível gerar um diferencial competitivo para o negócio.

Afinal, se os processos da empresa não estiverem bem alinhados, haverá um impacto negativo na entrega do serviço ou produto ao consumidor.

Por isso, é extremamente importante, na medida em que proporciona uma visão global sobre as questões que envolvem a companhia, além de promover uma maior participação dos colaboradores, permitindo que opinem sobre as melhores alternativas diante de determinadas situações.

Além disso, a falta de um olhar atento à gestão de processos impede que a empresa usufrua de suas principais vantagens, como a redução de custos, o ganho de produtividade e a coerência em todas etapas produtivas da empresa.

 

Quais as suas vantagens?

 

A implementação da gestão de processos é um investimento indispensável que traz diversas vantagens para qualquer negócio. Confira algumas vantagens:

 

  •     Redução de custos operacionais;
  •     Mais qualidade dos produtos e/ou serviços;
  •     Alcance de objetivos organizacionais;
  •     Ganho de produtividade;
  •     Ganho de eficiência;
  •     Facilidade para implantação de novas tecnologias;
  •     Melhor aproveitamento do tempo.

 

Portanto, construa uma boa comunicação entre os setores da empresa, adote ferramentas de gestão e mapeie quais mudanças precisam ser feitas em cada um dos processos. O objetivo deve ser otimizá-los, reduzindo custos e aumentando a produtividade, para entregar um melhor serviço ou produto ao cliente final.

Mas, para isso, tenha consciência de que a gestão de processos precisa estar alinhada aos objetivos organizacionais. Sua implementação exige comprometimento de todos os profissionais da empresa, sobretudo da alta direção, já que acontecerão mudanças na cultura, no controle e hierarquia. Esta abordagem é um trabalho de longo prazo, mas seus resultados são facilmente percebidos, tamanha sua eficiência.

 

Quer saber mais sobre esse conteúdo? Entre em contato e conheça nossos serviços!

 

Referências consultadas:

https://www.sbcoaching.com.br/blog/gestao-processos/

https://onclick.com.br/artigos/gestao-de-processos-saiba-mais-sobre-a-importancia-em-distribuidoras/

 

 

 

Leave a Reply