Para mover sua força de trabalho visando a obtenção de resultados as empresas precisam muito mais do que definir responsabilidades e tarefas para as pessoas, precisam estabelecer políticas e objetivos organizacionais. É por isso que, por exemplo as organizações certificadas em conformidade com a norma internacional de qualidade ISO9001, possuem suas Políticas e Objetivos da Qualidade.

Não adianta ter em sua empresa pessoas competentes, mas que não estão conscientes da importância que elas têm na realização das atividades e nos resultados da empresa. De que adianta um colaborador competente, eu ter um nível excelente de capacidade de gerar resultado, mas fazer tudo isso de qualquer jeito, assim não fará diferença.

Por isso é importante estabelecer políticas e objetivos para que os colaboradores ajudem a empresa a atingir suas metas.

E mais. Como é que eles vão ajudar se eles não acreditam no quanto são importantes nesse contexto? Para isto, temos que implantar as políticas e objetivos de forma que todos entendam aonde “se encaixam” e qual o seu papel.

É simples entender que as políticas e objetivos devem ser concisas e focadas em “palavras chaves” que representem o que a empresa entende ser essencial nas suas relações com o cliente, com o mercado, com a sociedade…algo como: “satisfação do cliente” e “qualidade no atendimento”.

O que só assim, que sabendo de sua importância, o colaborador vai poder contribuir para que esse resultado aconteça. É a partir desse momento, que fica mais fácil para o colaborador contribuir para o sistema da qualidade, cumprir regras e planos de ações.

Estabelecer políticas e objetivos é muito mais do que obrigação, e sim um caminho escolhido pela empresa para chegar aos resultados. A partir daí com colaboradores conscientizados e comprometidos será mais fácil atingir as metas estabelecidas.